Caro Pedro
Quando iniciei a minha escrita pós-Verão, coloquei o título "Farto da Tolerância"
Esta não foi uma força de expressão. É a pura verdade. Até agora, em todas as inicativas sociais que houve, não vi progressos; vi evolução negativa dos fenómenos da pobreza. Culpo um Estado que não soube diminuir o flagelo da pobreza, que não soube combater verdadeiramente as causas dessa mesma pobreza. Se até agora o tipo de políticas empreendidas não deram certo, então mais vale mudar e, provavelmente, radicalmente.
Podes não gostar do tom, posso falhar no aspecto comunicativo, mas considero que os subsídios matam a liberdade das pessoas. Penso que esta não é a receita para acabar com a pobreza. Cria-se mais dependências, o que numa perspectiva política é sempre bom em termos eleitorais, mas é um desastre em termos humanos. Sim, a liberdade está em causa. Considero também que algo está mal quando pessoas usufruem de subsídios há uma década. Significa que os apoios aos mais necessitados não está a resultar. A grande prova disso, é como escrevo, observar a evolução dos fenómenos de pobreza.
A criminalidade violenta não é desculpável. Roubar para ter fome em África é desculpável (repara no tipo de governos autocratas e plutocaratas que puluam por aquele continente). Na Europa é inaceitável. Já agora, em Londres, a administração do Metro proibiu a presença de pedintes, simplesmente porque agora que existe apoios como o rendimento mínimo já não se justifica este tipo de situação medieval.
O Republicano Giulani, que afinal não prestou enquanto candidato para a presidência dos Estados Unidos, responsabilizou qualquer tipo de vandalismo, isto é, não houve tolerância. Por isso deu certo. Outro aspecto, e posso falar por ter visto com meus próprios olhos, o número de efectivos policiais é enorme. Todas as ruas tinham polícias, de carro, a pé e bicicleta - pois quando estava lá foi em final de Agosto. Outra coisa que fez, talvez menos falado, por ser menos correcto, foi limpar as ruas de Nova Iorque expulsando tudo o que não prestava para a periferia. O Bronx continua perigoso. Passei por Harlem e de facto não vi brancos e as ruas estavam mais sujas e cinzentas.
O que falo é da responsabilização individual. Falta ou é relativa mediante a pessoa em causa. Repara que a situação, a continuar assim, é insustentável. A emigração voltou em força em Portugal. Muitas pessoas não se resignam e não se acomodam. Preferem bazar. Vão para fora com o objectivo de manter o nível de vida que tinham. Não querem o Estado para nada.
Digo-te mais: ainda bem que não existia rendimento mínimo quando os meus pais eram novos. Os portugueses não têm petróleo mas estão a ficar peritos em pedinchar. O que vimos até agora foram pessoas mal-agradecidas a quem lhes deram tudo e não souberam cuidar, valorizar o que lhes foi dado.
Podemos continuar, meu amigo, mas não escrevo para que concordem.
Abraço
2 Comentários:
Bem hajas pela resposta. Aqui demonstras mais ponderação. Como sabes concordo com algumas coisas que defendes. Entristeço quando te percebo cada vez mais distante da direita que dizes fazer sentido, e quando fazes posts onde consigo discordar de tudo.
O tom é muito importante... Uma coisa é achar que a subsidio dependência é má. Outra é ter raiva a pessoas que se aproveitam de um estado frouxo. É a raiva que leva aos totalitarismos.
Até breve, com um copinho ficas mais smooth... Ehehe
CONCORDO PLENAMENTE NÃO SE DEVIA DAR SUBCIDIOS A NINGUEM , MAS SIM ARRANJAR TRABALHO PARA ESTAS PESSOAS QUE A MEU VER POR MAIS QUE ESTE GOVERNO DEIA ELES NÃO SABEM SE GOVERNAR , TUDO VEM DA EDUCAÇÃO ERA AI QUE O GOVERNO DEVIA APOSTAR , MAS JÁ AGORA FAZER REFERENCIA AO MANDATO DO PRESIDENTE DA RIBEIRA GRANDE , ESTE SENHOR QUE EU ATÉ VOTEI NELE , TEM SE MOSTRADO AO LOGO DESTES 3 ANOS UMA PESSOA AUTORITÁRIA , ARROGANTE , SÓ SE CANDIDATOU PARA DESTRUIR, E SE VINGAR DE QUEM NÃO VOTOU NELE NAS EDIÇÕES ANTERIORES , LAMENTA SE O AUTORITARISMO DELE AS FALCATRUAS QUE TEM FEITO , MAIS O VICE É UMA COISA SÉRIA ALGUEM PONHA COBRE A TUDO ISTO É UMA VERGONHA ESTÃO ENRREQUECENDO A OLHOS VISTOS E NINGUEM FÁZ NADA DIVULGUEM ISTO TENHO DITO
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial