Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

quarta-feira, setembro 17, 2008

Caro Pedro

Quando iniciei a minha escrita pós-Verão, coloquei o título "Farto da Tolerância"
Esta não foi uma força de expressão. É a pura verdade. Até agora, em todas as inicativas sociais que houve, não vi progressos; vi evolução negativa dos fenómenos da pobreza. Culpo um Estado que não soube diminuir o flagelo da pobreza, que não soube combater verdadeiramente as causas dessa mesma pobreza. Se até agora o tipo de políticas empreendidas não deram certo, então mais vale mudar e, provavelmente, radicalmente.
Podes não gostar do tom, posso falhar no aspecto comunicativo, mas considero que os subsídios matam a liberdade das pessoas. Penso que esta não é a receita para acabar com a pobreza. Cria-se mais dependências, o que numa perspectiva política é sempre bom em termos eleitorais, mas é um desastre em termos humanos. Sim, a liberdade está em causa. Considero também que algo está mal quando pessoas usufruem de subsídios há uma década. Significa que os apoios aos mais necessitados não está a resultar. A grande prova disso, é como escrevo, observar a evolução dos fenómenos de pobreza.
A criminalidade violenta não é desculpável. Roubar para ter fome em África é desculpável (repara no tipo de governos autocratas e plutocaratas que puluam por aquele continente). Na Europa é inaceitável. Já agora, em Londres, a administração do Metro proibiu a presença de pedintes, simplesmente porque agora que existe apoios como o rendimento mínimo já não se justifica este tipo de situação medieval.
O Republicano Giulani, que afinal não prestou enquanto candidato para a presidência dos Estados Unidos, responsabilizou qualquer tipo de vandalismo, isto é, não houve tolerância. Por isso deu certo. Outro aspecto, e posso falar por ter visto com meus próprios olhos, o número de efectivos policiais é enorme. Todas as ruas tinham polícias, de carro, a pé e bicicleta - pois quando estava lá foi em final de Agosto. Outra coisa que fez, talvez menos falado, por ser menos correcto, foi limpar as ruas de Nova Iorque expulsando tudo o que não prestava para a periferia. O Bronx continua perigoso. Passei por Harlem e de facto não vi brancos e as ruas estavam mais sujas e cinzentas.
O que falo é da responsabilização individual. Falta ou é relativa mediante a pessoa em causa. Repara que a situação, a continuar assim, é insustentável. A emigração voltou em força em Portugal. Muitas pessoas não se resignam e não se acomodam. Preferem bazar. Vão para fora com o objectivo de manter o nível de vida que tinham. Não querem o Estado para nada.
Digo-te mais: ainda bem que não existia rendimento mínimo quando os meus pais eram novos. Os portugueses não têm petróleo mas estão a ficar peritos em pedinchar. O que vimos até agora foram pessoas mal-agradecidas a quem lhes deram tudo e não souberam cuidar, valorizar o que lhes foi dado.
Podemos continuar, meu amigo, mas não escrevo para que concordem.
Abraço

2 Comentários:

Blogger PedromcdPereira disse...

Bem hajas pela resposta. Aqui demonstras mais ponderação. Como sabes concordo com algumas coisas que defendes. Entristeço quando te percebo cada vez mais distante da direita que dizes fazer sentido, e quando fazes posts onde consigo discordar de tudo.

O tom é muito importante... Uma coisa é achar que a subsidio dependência é má. Outra é ter raiva a pessoas que se aproveitam de um estado frouxo. É a raiva que leva aos totalitarismos.

Até breve, com um copinho ficas mais smooth... Ehehe

10:43 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE NÃO SE DEVIA DAR SUBCIDIOS A NINGUEM , MAS SIM ARRANJAR TRABALHO PARA ESTAS PESSOAS QUE A MEU VER POR MAIS QUE ESTE GOVERNO DEIA ELES NÃO SABEM SE GOVERNAR , TUDO VEM DA EDUCAÇÃO ERA AI QUE O GOVERNO DEVIA APOSTAR , MAS JÁ AGORA FAZER REFERENCIA AO MANDATO DO PRESIDENTE DA RIBEIRA GRANDE , ESTE SENHOR QUE EU ATÉ VOTEI NELE , TEM SE MOSTRADO AO LOGO DESTES 3 ANOS UMA PESSOA AUTORITÁRIA , ARROGANTE , SÓ SE CANDIDATOU PARA DESTRUIR, E SE VINGAR DE QUEM NÃO VOTOU NELE NAS EDIÇÕES ANTERIORES , LAMENTA SE O AUTORITARISMO DELE AS FALCATRUAS QUE TEM FEITO , MAIS O VICE É UMA COISA SÉRIA ALGUEM PONHA COBRE A TUDO ISTO É UMA VERGONHA ESTÃO ENRREQUECENDO A OLHOS VISTOS E NINGUEM FÁZ NADA DIVULGUEM ISTO TENHO DITO

2:12 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial