Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

sábado, julho 02, 2011

Academia da Juventude Pobre




Nos Açores, anda-se muito preocupado com a falta de turistas, com a desertificação das ilhas, com as taxas moderadoras na saúde, com o fim das quotas leiteiras e com a crise que assola por todo o país. A par disso, os socialistas açorianos andam por aí a manifestar a sua preocupação para com o programa do novo Governo que consideram muito liberal.




Já é sabido que os socialistas gostam de se auto-proclamar como garantes do Serviço Nacional de Saúde “universal e gratuito”, como únicos defensores do Estado Social e como especialistas na área da Cultura. Pois bem, se dantes eu sempre duvidara dessas gabarolices, a notícia sobre o projecto de oferta de almoços para crianças pobres na Praia da Vitória aniquila essas fantasias socialistas.




Quando acabei de ler a notícia que falava de um projecto do Centro Comunitário do Bairro de Nossa Senhora de Fátima, que vai dar almoços a crianças para “suprir a falta da cantina escolar durante as férias”, fiquei dominado por dois sentimentos: vergonha e raiva. Não consigo ficar comovido com notícias desse género. Não estamos a falar de África ou do Afeganistão; estamos falar de um bairro aqui ao lado, onde segundo as palavras do Presidente do Centro Comunitário, Francisco Medeiros, “é a única refeição diária digna desse nome que as crianças têm”. Desculpem lá, senhores governantes açorianos, mas vocês andam malucos?




São capazes de criar uma compensação salarial para os funcionários públicos que auferem mais de 1500 euros; são capazes de defender tudo quanto é subsídio social, inclusive para quem não precisa; são capazes até de financiar um projecto como a Academia da Juventude que custou seis milhões de euros, precisamente na Praia da Vitória, mas não são capazes de impedir que crianças passem fome?




Que raio de Estado Social vocês defendem, socialistas?




Como se pôde chegar a este ponto? Mas não é só o Governo Regional que devia ter vergonha. Onde estão os pais destas crianças? Como se pode deixar que uma família, que viva num bairro social, tenha a casa equipada com um televisor com ecrã plasma e televisão por cabo mas que não tenha dinheiro para fraldas? Como se pode dar tudo a toxicodependentes, mas recusar apoios a uma mãe solteira que não tem emprego? Perdoem-me os cépticos, mas não estou a ser demagógico nem se trata de um mito; perguntem aos assistentes sociais que operam no terreno.




De facto, o Governo Regional não é o único culpado, mas é o principal culpado. Ao criar situações de permanente subsidiação social, permite que certas pessoas deixem de se responsabilizar pelos seus actos e se tornem dependentes do Governo, tais como uns toxicodependentes. Não posso aceitar que nos Açores haja crianças mal nutridas. Deve ser defeito meu.




Louvo do fundo do coração o Centro Comunitário do Bairro de Nossa Senhora de Fátima, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Santa Cruz e o Hipermercado Continente por darem vida a esta iniciativa, mas a verdade é que esta situação não deveria sequer existir. Ao tolerarmos esta realidade - sobretudo quando se fala em pobreza intrínseca – estamos a permitir que quem nos governa, e tenha falhado completamente no combate à pobreza, passe incólume como se isto fosse a natureza da vida. Dizem os socialistas que são os campeões do Estado Social. Obrigado, mas não alinho nesta farsa e considero que os açorianos não podem aceitar mais este descaramento.




Caros leitores, quando começar a “época das inaugurações” – mais ao menos daqui a um ano –, lembrem-se: por cada obra nova nesta terra, ficam crianças por alimentar.

3 Comentários:

Blogger Rogério disse...

Se há título desajustado ao conteúdo de um texto é de facto este. Tu estás cada vez mais venenoso... qual maquiavel qual quê...

2:26 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu acho que esteve bem. Quando alguém ganha coragem e diz umas verdades, é logo crucificado.

5:09 da tarde  
Blogger PedromcdPereira disse...

É uma opinião política. Com algum exagero no título, mas que representa uma visão e uma crítica a um projecto político em geral.

1:07 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial