Na caixa que mudou o mundo
Há quem diga que é mais uma telenovela com um "sem fim à vista vista".
Eu acho que é o novo conceito de séries televisivas que a indústria televisiva americana inaugurou, sendo Lost o desafio criativo mais marcante e vanguardista que vi até agora.
A técnica narrativa consegue passar para o ecrã aquilo que grandes autores conseguem fazer nas suas obras literárias.
Mais uma vez: como é que se consegue transfomar o mais absurdo em algo de tão verosímil e coerente?
A mente humana é fabulosa!
1 Comentários:
"A acção da telenovela compõe-se de um conjunto de intrigas interligadas que se desenrolam em paralelo partindo, quase sempre, de um mistério surgido no episódio inicial (o desaparecimento de uma criança, um assassínio, um amor dificultado por muitos entraves, etc.) e convergindo para um final emocionante, apresentado no último episódio através de uma sucessão de revelações e desenlaces relativos a cada intriga. As personagens são, na sua maioria, estereotipadas embora se assista a uma crescente modelação do seu carácter, na tentativa de conquistar maior audiência. O público tem um papel preponderante na definição dos contornos narrativos uma vez que o destino de algumas personagens é determinado pela receptividade dos espectadores" http://www.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/T/telenovela.htm
Lost: intrigas interligadas a dar com um pau
mistério inicial- queda de avião
personagens estereoptipadas- temos o drogado, o médico, o caçador, o gordo...
O papel preponderante do público é notório, por exemplo, na suavização de Sawyer que no início era apenas detestável...
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