Mea Culpa
Nunca pensei no desfecho que as eleições europeias tiveram.
Penso que os dois grandes partidos também não. Toda esta surpresa deve-se à forma como a comunicação social e os seus "opinion makers" geriram a campanha eleitoral: colocando sempre o PSD em 2ª lugar e tentando descredibilizar Manuela Ferreira Leite.
Manuela Ferreira Leite provou que o seu método não é assim tão desadequado quanto o que se pensava ou insinuava. Muitos deram leis, mas esqueceram-se de que de facto a população andava (e anda) atravessada com os socialistas.
Faço o Mea Culpa porque escrevi no passado que o PSD, ao parecer tão inseguro e instável internamente, não conseguiria vencer eleições. Errei e ainda bem. Provavelmente, tal como muitos, esqueci-me de que, no momento da verdade, nas urnas, cada voto conta e a comunicção social "não tem voto na matéria".
Se o cartão amarelo (ou laranja) foi atribuído ao PS, o PSD tem um cartão verde (de confiança) dado pelo voto popular. Agora, os eleitores precisam de sentir que podem confiar novamente no PSD. Cabe ao partido mostrar que merce essa confiança.
Uma das lições do dia consiste em mostrar que, mesmo frágil, a democracia é um meio poderoso e útil de que os cidadãos dispõem para dar um rumo ao país.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial