Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

sábado, junho 27, 2009

Paraíso Perdido XXII


Um novo modelo para as Sanjoaninas

Até agora, a cultura popular da Terceira tem seduzido açorianos de outras ilhas, nomeadamente em São Miguel, o que leva à exportação - sem franchising - de manifestações culturais como as marchas de São João em Vila Franca do Campo e as touradas à corda na Ribeira Grande. O mais estranho nisto tudo é que a Terceira tem sofrido com um certo desgaste pelo facto de as festas das Sanjoaninas terem esgotado o seu modelo quer em termos de programa, quer em termos de inovação.

No momento em que ainda decorrem as festas, algumas vozes respeitáveis têm lançado reptos e avisos sobre o assunto, apelando aos responsáveis da Câmara de Angra para que se crie um grupo de trabalho que reformule o actual modelo das Sanjoaninas. Convém, antes de mais, perceber o que já não resulta no actual modelo e assumir que o sucesso crescente das Festas da Praia da Vitória facilitou o desgaste das maiores festas de Angra por servir de comparação para a população.

Dito isto, a concorrência é sempre um elemento salutar, pois obriga a uma constante actualização e inovação sob pena de desvalorizar o produto promovido. Como melhorar o produto Sanjoaninas? Por mim, há dois elementos fundamentais que precisam de ser mudados: os espaços e o programa. Este último tem de apostar em dois vectores: qualidade em detrimento da quantidade e valorização da cultura popular local.

As marchas, as touradas à corda e de praça são os eventos culturais intocáveis que podem melhorar nos pormenores, tais como a organização, a pontualidade e a logística. Mas há outro detalhe que pode fazer a diferença: a noite das marchas deve ser a mais longa das festas por isso, as outras noites não podem ser tão compridas. Aqui é uma questão de princípio e de simbolismo, discutível eu sei. As Sanjoaninas podem também transformar-se numa amostra da riqueza do que é a cultura popular da ilha. Deste modo, permitir que os bailinhos de Carnaval voltem a actuar durante as festas com o devido destaque, em local apropriado e digno parece-me muito positivo e inovador. Promover e premiar a cultura local constitui uma aposta genuína com potencial turístico, porque se torna diferente das inúmeras festas de Verão que existem no arquipélago e no país.

O Bailão é um local que já deu o que tinha a dar. Se no passado foi uma infra-estrutura nova e eficiente, com o aumento de habitações à sua volta, este local para espectáculos transformou-se num autêntico pesadelo para quem vive lá. A um autarca, é moralmente insustentável organizar as festas da cidade sabendo que vão prejudicar a vida de um número considerável de munícipes. O futuro do Bailão tem de ser revisto. O palco tem, no entanto, de deixar de existir. Então qual alternativa?

Existe o parque de estacionamento ao pé da Praça de Toiros ou a própria Praça de Toiros para a realização de concertos. Pode-se falar também do Estádio João Paulo II. Menos concertos, melhores artistas e sobretudo entrada paga para quem quer ver. A minha perspectiva é polémica mas defendo que tudo o que vem de fora com custos elevados tem um preço que deve ser custeado pelos próprios habitantes. Os artistas locais têm de ser convidados a participar para promover os seus trabalhos, enriquecendo assim a vivacidade criativa desta ilha.

Este é um pequeno contributo que possa ser aproveitado por quem de direito, faltando propositadamente outros pontos por falta de espaço. Falar das Sanjoaninas não é só falar de Angra: é falar de todo um povo e de toda uma cultura.


A Vitória da Praia

Quando se tem dúvidas sobre a seriedade dos políticos, convém por vezes observar o concelho em que se vive para ver o que de pior se faz em política, mas também o que de melhor se pode fazer em prol dos cidadãos e da sua terra.

A Praia da Vitória encontrou um rumo, um desígnio que se, para alguns, era perfeitamente natural, levou demasiados anos a ser descoberto. O elogio que faço à actual presidência da câmara é perfeitamente sentido. A cidade está mais bonita, mais acolhedora e mais atractiva. Não sei quanta a dívidas, não sei quanto a outros caminhos que possam ser trilhados com vista ao progresso deste concelho. O que está feito é, para mim, estrategicamente correcto e adivinho que os praienses achem o mesmo.

Contudo, o poder é embriagante e ofusca os políticos da realidade. Se quem manda tem vantagem em mostrar obra feita, quem está na oposição tem oportunidade para fiscalizar e escrutinar quem manda. Uma democracia saudável baseia-se e perpetua-se com base nestes dois contra-pesos.

A Praia está ao rubro. E ainda bem; não só ganham os praienses como toda a Terceira.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Caro Paulo, concordo com algumas coisas que refere...Que as Sanjoaninas podem melhorar, podem sim senhor...E acho que este ano melhorou em algumas coisas que para o ano que vem darão continuidade...Estar numa comissão de festas é árduo e especialmente quando se quer transformar muita coisas ao mesmo tempo, é impossível!Falas de outros recintos,ok...nada de novo que já não se tenha falado:parque de estacionamento da praça de toiros e a própria praça de toiros (também existem moradores bem perto...o horário também seria problema e temos que pensar que a feira taurina decorre lá,mas até se podia arranjar alguma compatibilidade). João Paulo II, entradas pagas, excelente, mas e o relvado?!Em relação à distância as pessoas podiam se acostumar...e arranjar outros palcos alternativos...Falas de artistas locais, que estiveram presentes praticamente todos os dias nos diferentes palcos,nomeadamente no Bailhão, Marina e outros!Acho que em termos de cartaz musical melhorou e muito!Tem que se agradar gregos e troianos e isso aconteceu!Houve qualidade, novidades, e não aquela repetição constante que acontecia de bandas que já passaram não sei quantas vezes por estas festas!e conhecendo bem a comissão responsável pelos espectáculos só não fizeram mais e melhor porque não deixaram...!É verdade que houve artistas no cartaz como o angélico que bem podia ter ficado em casa, mas a banda era excelente, para quem sabe apreciar!A Praia está melhor?!não sei e não me interessa, isto não deverá ser uma disputa!Que a Praia tem alguns benefícios que angra não tem?Tem sim senhor, a começar pelos os horários e a localização, porque está tudo mais centralizado!Cartaz musical não é melhor que das sanjoaninas e aliás alguns dos nomes que vierem às Sanjoaninas foram contactados pelas festas da praia...Mas reforço,não melhor nem pior, e tudo está em constante transformação!E existem outros assuntos, daqueles que passam debaixo da mesa que não fazemos ideia nesta coisa de comissões de festa!
Cumprimentos!

Paulo

3:59 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial