Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

domingo, novembro 04, 2012

Novo ciclo, primeiras impressões




1. Vasco Cordeiro apresentou o seu governo. Os Açores iniciam um novo ciclo político. Como prometido, o governo é pequeno (promessa essa a que todos os políticos se agarram, à falta de cumprir aquelas que verdadeiramente interessam ao cidadão). Significa que, pela primeira vez, o PS dos Açores terá um parlamento forte, recheado de notáveis com larga experiência política e governamental. Para bem e para mal do próprio governo.

            A distribuição das pastas pelas três principais ilhas é, no meu ver, eficazmente proporcional à Região. Haverá, de certeza, super Direções Regionais. A coordenação política entre governo e bancada parlamentar do PS será fulcral para o sucesso deste novo governo. A decisão de manter Sérgio Ávila é inteligente, mas sobretudo de bom senso. Pelo menos, os açorianos não serão surpreendidos como os portugueses do continente, de cada vez que entra um novo governo, com a lengalenga de que “afinal, as contas estão piores do que pensávamos”. Outra vantagem do PS: uma lealdade política à prova de fogo. Mais do que a oposição, o próprio PS, em sede parlamentar, terá um papel acrescido na fiscalização e necessária correção de decisões do governo que sustenta quando estas se afigurarem prejudiciais para o arquipélago. O recato dos gabinetes e das reuniões internas permitirá esses “ajustamentos” políticos.

            Por mais fã que se seja de Vasco Cordeiro ou do Partido Socialista, ninguém pode negar o estado crítico em que se encontra a Região e as dificuldades que o governo enfrentará nesta conjuntura extrema. Ninguém está preparado para o que aí vem, simplesmente porque nunca aconteceu no passado. Temo que a oposição enverede pelo caminho mais fácil que consiste em estar sempre do contra e na pressão constante ao governo. Da extrema-esquerda, não haverá surpresas. Da Direita, os ressentimentos e vontade de protagonismo poderão obnubilar uma conduta que se espera mais responsável. 

            Os tempos serão muito difíceis. Tempos esses que exigirão consensos e unidade em questões essenciais, como o emprego, a coesão insular e a retoma económica dos Açores. 

2. Mais um novo ciclo para o PSD Açores

            Mais uma liderança que foi à vida. Duarte Freitas é o próximo que terá a honra de presidir o partido, mas igualmente num péssimo momento. Pegar no partido na atual conjuntura não é um privilégio; é um fardo e um jogo de paciência, de muita paciência. Aliás, o facto de ser um picoense o único candidato à presidência mostra o estado de espírito que reina no partido. 

No entretanto, o partido vai perdendo experiência política, pois governar é muito diferente de que ser-se deputado. As poucas câmaras municipais laranjas, onde de facto se exerce um cargo executivo, vão desaparecendo aos poucos. As próximas autárquicas serão reveladoras de como os açorianos encaram o PSD Açores.

3. Já a pensar nas autárquicas

            Pelos vistos, Ponta Delgada vai ter dois candidatos de alto gabarito: José Contente, pelo PS, e José Manuel Bolieiro, pelo PSD. A um ano das eleições, era bom que ambos os candidatos oficializassem a coisa de maneira a acabar com tabus. Apesar da estima pelo atual presidente da Câmara, acho que o candidato socialista parte em vantagem. 

            Na ilha Terceira, nomeadamente em Angra, ainda nada se sabe. Contudo, as perspetivas são bem piores, pois não antevejo nenhum candidato à altura dos desafios que a cidade património tem pela frente. Nem dum lado, nem do outro. Oxalá haja boas surpresas. Sobre a Praia da Vitória, não estou preocupado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial