Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

sábado, agosto 27, 2005

Quanto custa Portugal?

Um magnata do petróleo, talvez um dos homens mais ricos do mundo, solicitou uma audiência ao Presidente de um pequeno país da Europa, Portugal. O Presidente da República de Portugal recebeu-o com toda a pompa e circunstância, pois seria uma oportunidade para lhe mostrar as qualidades do país e da sua gente, convencendo-o assim a investir no país. Portugal passava um mau momento a todos os níveis: económico, social, cultural, político; enfim, um estado depressivo em que toda a população só via de uma cor: o cinzento. Começou então a reunião. Depois de cumprido os protocolos, o magnata do petróleo não esteve com meias palavras e foi directamente ao assunto:
- Senhor Presidente, preciso de espaço para viver e cuidar dos meus negócios. As empresas que tenho por todo o mundo já se tornaram demasiado pequenas e os bancos não sabem onde guardar o meu dinheiro. Os meus analistas pesquisaram por todo o mundo, observaram os governos de todos os países e concluíram que Portugal seria o país ideal para eu trazer para cá todos os meus bens.
- Senhor magnata do petróleo! É com agradável surpresa que ouço esta proposta! - respondeu o Presidente da República de Portugal. – Como deve saber, o país atravessa um momento difícil e o que queremos é gente que invista cá.
- Eu sabia que a minha proposta lhe iria agradar. Mas para que ela se concretize, temos de negociar. Quanto custa Portugal? Qual é o preço pelo território, pelas pessoas, pelos bens, pela história; tudo o que está presentemente em território luso?
O Presidente da República ficou boquiaberto. Nunca lhe tinha passado pela mente que a resolução do país, afinal, seria tão fácil. Havia um problema. Ninguém poderia saber desta conversa.
- Senhor magnata do petróleo. Como deverá perceber, o preço é incomensuravelmente caro. Penso que ainda ninguém se lembrou de fazer estas contas. Terei de me juntar com os meus assistentes para proceder ao cálculo. Voltaremos a encontrar-nos...
- Não, não, Senhor Presidente! Já fizemos as contas aquando da prospecção para a viabilidade do negócio e tenho aqui os resultados. Veja! Acrescentei um pouco mais, porque sei que é uma decisão difícil.
O Presidente olhou para os documentos com imensos cálculos. De facto, a quantia era astronómica. Havia um prémio especial para o Presidente caso aceitasse o negócio, uma espécie de comissão.
Uma semana depois, o negócio foi fechado e o Presidente da República organizou uma grande festa em honra do magnata do petróleo com todos os empresários ricos do país e o Governo de Portugal. Durante a cerimónia, anunciou que o magnata iria fazer grandes investimentos sem, no entanto, referir todos os pontos do negócio. O país respirava finalmente de alívio.
Meses mais tarde, quando o magnata se instalara em definitivo em território português, o Presidente da República já era outro e nada sabia sobre o negócio que fora feito com o anterior presidente. O país recuperara das dificuldades por que passara. Mas algo tinha mudado. Todas as empresas pertenciam ao novo “dono” do país e os trabalhadores já não recebiam ordenado. Consoante o agregado familiar, recebiam uma certa quantia de alimentos e vestuários. Não havia renda para pagar e os empréstimos para casas deixaram de existir. Todos os bens eram do magnata. Para os portugueses, era um alívio. A única obrigação era a de trabalhar. Todas as necessidades eram supridas e ninguém passava fome. Para passar férias, o magnata criara colónias de férias por todo o país. Ninguém ia para o estrangeiro, pois “viajar fora cá dentro” tornara-se algo de mais atractivo: tudo era grátis.
A nível político, o parlamento deixara de existir e o governo também. As medidas legislativas eram tomadas em reuniões entre o Presidente da República e o magnata. Esse homem era tão bom que fora decretado que em cada praça de cada cidade seria erigida uma estátua em sua honra. A criminalidade acabara porque a polícia do magnata era tão competente que nenhum criminoso escapava dela. Para tornar os processos mais céleres, deixara de existir tribunais. O magnata é que decidia qual a pena a aplicar. Contudo, a pena de morte fora instaurada. Talvez fosse por isso que as pessoas pensavam duas vezes antes de cometer qualquer crime.
Nem tudo era positivo. Os chamados “intelectuais” e alguns artistas deixaram o país dizendo que não queriam viver oprimidos e que a liberdade já não existia. Porém, o resto da população não era da mesma opinião. Chamavam preguiçosos a estes foras-da-lei e aclamavam o magnata cada vez que aparecia em público lá do alto do seu lindo palácio.
Portugal vivia feliz e sem dívidas. Todos nós sabemos que são precisos sacrifícios para tornar um país melhor. Quem não está disposto, que saia do país!

1 Comentários:

Blogger G. Portela disse...

A sua visão é um luxo embora que um pouco fascista e redundante.

2:52 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial