A privacidade no World Wide Web
É cada vez mais fácil aceder a programas que conseguem fornecer códigos para consultar e-mails de outras pessoas ou até ficheiros ainda mais confidencias que se encontram secretamente guardados no próprio computador mas que, uma vez ligado à Net, se torna acessível aceder graças a pequenos spyware (vírus) que passam pelas firewalls e outros sistemas com a mesma função de protecção de privacidade.
Ao mesmo tempo que este perigo, à partida pouco preocupante para a maioria dos utlizadores da web, se alarga e se torna acessível a qualquer pessoa mal intencionada ou simplesmente curiosa, os utilizadoes sim não se importam de se registar em sites de fóruns, de amizade e outros, colocando à disposição dados pessoais que podem no futuro se virar contra si. A Net ainda é uma selva e falta pouco para se tornar um caos. Não há regulação.
Preocupado com o facto de só algumas empresas deterem os direitos de fornecimento de programas, bem como de aceder a todos os dados das pessoas comuns, é preciso acautelar-se com o futuro. A Google, em 15 anos, conseguiu obter dados das pessoas que os próprio Serviços Secretos nunca conseguiram ao longo de três décadas.
Não é por nada mas já dei um pequeno passo: para mim, o HI5 deixou de existir. Posso estar errado, mas veremos daqui 20 anos.
O meu blogue tem alguns dados que acho fundamental serrem do conhecimento geral, pois, tendo em conta o teor de certos textos, recuso recorrer ao anonimato assumindo, desta forma, tudo o que escrevo.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial