Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

sábado, outubro 03, 2009

Paraíso Perdido T2C06



A razão porque o PS merece perder em Angra

Tinha dito, há tempos, que não falaria sobre os candidatos à câmara de Angra do Heroísmo. Pelo facto de apoiar o candidato António Ventura, achei que não devia falar sobre o tema. Na altura, desconfiava que não iria cumprir o que dissera, pois as campanhas eleitorais são sempre ricas em incidentes e provocações partidárias.

Também não pretendo aproveitar-me deste espaço, que preencho há anos, para elogiar o meu candidato porque não sirvo para patetices. Estou inteiramente à vontade para falar de Angra, como também sobre a Terceira nos seus aspectos políticos, pois faço-o há muito tempo. E aqueles que me lêem também o sabem.

Não há dúvidas de que as eleições autárquicas são as que melhor simbolizam a riqueza de uma democracia. Mais do que um partido, é a pessoa e a sua equipa que se avalia. Mais do que uma ideologia, é a força de carácter e o espírito de missão cívica de um candidato que está em causa. Até agora, todas as propostas apresentadas pelos candidatos à câmara são positivas, sejam elas da Esquerda ou da Direita. Obviamente, algumas delas são mais prementes e outras contêm melhor visão estratégica para o desenvolvimento do concelho. Mas, globalmente, Angra só fica a ganhar com a participação dos cinco candidatos às eleições e com a respectiva discussão dos seus problemas. Contudo, para além de esmiuçar as propostas e o carácter dos candidatos, os angrenses vão igualmente avaliar o partido que esteve à frente da câmara no último mandato.

Dito isto, rompo, infelizmente, com a minha palavra dada para manifestar a minha indignação e reprovação por aquilo que considero ser a apropriação de Instituições do Estado por parte de um partido político, neste caso o PS e a sua candidata Andreia Cardoso. Já tinha achado de mau tom a afixação de um cartaz numa rotunda da cidade com o futuro Hospital da Terceira – que só estará pronto daqui dois anos – em plena campanha eleitoral. Acho igualmente reprovável a colocação de máquinas nos terrenos do futuro hospital neste preciso momento como quem diz “já estamos a trabalhar nisto”. O Governo Regional imiscuiu-se nas eleições locais de forma inapropriada, misturando-se com o seu partido. Nada disto é novo e não me surpreende este tipo de iniciativa que tem somente por objectivo manter-se no poder a todo o custo, em vez de trabalhar exclusivamente para servir as pessoas. O que mais me indigna é, todavia, o boletim municipal de Angra. Um boletim municipal serve para divulgar o trabalho da câmara enquanto entidade pública; não serve para publicitar uma candidatura. É fácil reparar nesta promiscuidade do PS: só agora é que é publicado, ao contrário de outras câmaras do país que o fazem com uma periodicidade regular. E basta observar a capa ou ler o editorial do boletim para perceber a quão baixo o PS de Angra chegou. Tudo está centrado na candidata como se ela tivesse sido a presidente ao longo de todo o mandato. Fizeram tábua rasa do que foram os três malogrados anos de José Pedro Cardoso, sem nenhuma observação ou até palavra de reconhecimento ao ex-autarca que foi despedido pelo seu partido. Não se trata aqui de exprimir solidariedade ou coisa parecida a José Pedro Cardoso, porque o próprio sabe o quanto eu reprovei a sua inabilidade política e a forma como levou a câmara ao marasmo. Na verdade, trata-se de perceber como o PS de Angra funciona com quem não lhe agrada e verificar que, de um momento para o outro, da edilidade socialista aparecem agora dezenas de projectos, dinheiro e, sobretudo, ideias para o concelho. Como quem diz: Angrenses, esqueçam os anos entre 2005 e 2008: eles não existiram! Agora é que vai ser! Pouco importa que Angra, e respectivamente a Terceira, tenham perdido instituições e poder de influência na região nesses anos em prol do centralismo micaelense. É desta que a candidata do PS porá os interesses do seu concelho e da sua ilha à frente dos interesses do seu partido. Simplesmente lamentável.

E por lamentar este tipo de atitude é que não consigo ficar calado. Não sou ingénuo ao ponto de pensar que isto só acontece com o PS. Não; nada disso. Na Direita, também há este tipo de pessoas que só têm contribuído para a descredibilização dos políticos. Contudo, pensei que só os mais velhos, os mafiosos da política, é que enveredavam por este caminho sinuoso. Andreia Cardoso tem a minha idade, o que ainda considero jovem. E sobretudo por causa disso é que reprovo este tipo de postura. Sempre achei que a irreverência da juventude, a sua criatividade e o seu inconformismo perante as jogadas de bastidores dariam um novo alento à política. A candidata Andreia Cardoso mostrou-me o quanto ando enganado.

Por tudo isto, o PS e a sua candidata não merecem o voto dos angrenses.

Actualmente, muito se tem falado na necessidade de renovação dos agentes políticos. Não só nas pessoas como nas respectivas idades. Até concordava, mas, com o que acabei de descrever, acabo por ter muitas dúvidas sobre tais benefícios.

1 Comentários:

Blogger Café Puro disse...

Ainda bem que alguém também achou uma palhaçada eleitoral.
Sessenta páginas a cores e de magnífica qualidade fotográfica e insultuosa campanha partidária feita com dinheiros públicos.
Mesmo que numa remota hipótese, o intuito fosse mesmo "apenas" um boletim municipal, o bom senso aconselharia Andreia a antecipar ou atrasar esse boletim para não se arriscar à crítica...mas já nem isso interessa...mesmo que cheire a suspeição e corrupção, avança-se (desde que dê para ganhar alguns votos)
Mas também não percebo a falta de indignação ou sequer de reprovação pública por parte da população e oposição...cada vez sou mais adepto de que os Angrenses não tem mais porque não merecem!!!

10:23 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial