Propostas Políticas para a Educação - 1
Aproveito o período de pré-campanha
eleitoral para apresentar aquilo que considero ser os pontos essenciais para as
políticas do sistema educativo a desenvolver nos Açores durante os próximos
anos.
Com vista a uma articulação mais
vantajosa entre as políticas para a educação e para a juventude, a Orgânica futura
do Governo Regional deve considerar a criação da Secretaria da Educação,
Juventude e Formação Profissional. Esta Secretaria deve ter as atuais competências,
juntando a Direção Regional da Juventude e uma Direção para a Formação
Profissional.
- Educação - Alunos
Após longos anos em que se apostou
fortemente na construção e renovação de infraestruturas e na dotação de equipamentos
escolares modernos, a aposta na educação deve agora concentrar-se nas
estratégias de sucesso para os alunos, implementando estratégias que visam
melhorar a aprendizagem, reduzir o insucesso escolar, e consequente risco de alienação
social, e potenciar o talento dos jovens açorianos. Será preciso diversificar
as oportunidades e aumentar a informação disponível sobre os caminhos a seguir
para que os jovens possam cumprir as suas ambições, sejam elas académicas,
científicas, artísticas, desportivas ou profissionais.
No plano escolar, o combate ao
insucesso deverá iniciar-se desde o primeiro ciclo, facultando aos alunos que
manifestem dificuldades na aprendizagem o acompanhamento por professores de
apoio, havendo a possibilidade de serem separados temporariamente da turma, com
vista a um auxílio pedagógico mais intensivo e individualizado por forma a
dirimir rapidamente as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas. Será
preciso proceder à mesma estratégia nos outros ciclos de ensino. Com isto,
pretende-se acabar progressivamente com o currículo alternativo vulgarmente
conhecido como Oportunidades que mostrou ser fomentador de desigualdades
sociais e cujos resultados efetivos são muito insatisfatórios.
Nem
todos os alunos aprendem à mesma velocidade, nem com a mesma vontade e empenho,
mas pressupor que para superar isso é preciso reduzir o nível de exigência ou
diminuir os conteúdos a ministrar é uma ideia monstruosa porque condena, à
partida, o futuro do aluno (não se colocando neste plano os alunos com
Necessidades Educativos Especiais.
Pelo
facto de a Escola Pública ter por objetivo a diminuição das desigualdades sociais
e a promoção da igualdade de oportunidades para todos os alunos,
independentemente da sua origem socioeconómica, a Secretaria fará uma forte
recomendação junto dos professores para que a partir do terceiro ciclo os
alunos não sejam incumbidos de fazer Trabalhos de Casa (TPC), não inibindo o
facto de os alunos terem de estudar com regularidade em casa, nomeadamente nos
momentos anteriores a avaliações.
No plano social, o
empréstimo de manuais escolares será progressivamente alargado a todos os
alunos e em todos os ciclos do ensino obrigatório. Esta será a grande
prioridade da Secretaria para que assim se liberte câmaras municipais, pais e
encarregados de educação dessa despesa avultada. Para que tal aconteça será
necessário equacionar a possibilidade de criar uma comissão que selecione os
manuais mais adequados para as disciplinas de cada ano e ciclo de ensino, por
forma a equilibrar os gastos sem prejudicar o processo de aprendizagem.
Noutro
ponto, as escolas têm de ter a tempo inteiro Assistentes Sociais com o intuito
de apoiar os alunos carenciados, articulando com os serviços da Segurança
Social. Outra das competências será a de averiguar eventuais abusos ou
negligências parentais. Para uma maior eficiência no combate ao abandono
escolar, será preciso dotar a CPCJ de maiores poderes no que concerne à
fiscalização e sobretudo na aplicação de sanções nos casos em que há uma
notória falta de acompanhamento dos encarregados de educação na resolução do
problema. Para tal, e em articulação com as Assistentes Sociais da escola, a
possibilidade de perda de apoios sociais manter-se-á, mas a aplicação de coimas
será revogada, porque é simplesmente impraticável e inaceitável numa Região com
tão pouca população (a ideia de que essa medida é dissuasora só está na cabeça
de quem a criou).
A
Secretaria intensificará a aplicação do Plano de Saúde Escolar já existente,
tentando evitar redundâncias com outros planos já implementados por Câmaras
Municipais. Em parceria com a Secretaria da Saúde, será criado um programa
informático que compile todos os dados obtidos nos diversos rastreios e cujo
acesso será destinado aos pais, para divulgar junto do médico de família, e
especialistas da área de maneira a entender melhor e prevenir as doenças com
maior incidência nas crianças e jovens açorianos.
Com
vista ao aumento da segurança, da qualidade de vida e da ordem dentro do espaço
escolar, será preciso apostar nas escolas de proximidade, mas no caso de esta
opção não ser realizável separar fisicamente os alunos dos dois primeiros
ciclos dos restantes nos chamados “mega-agrupamentos”. Será necessário aumentar
o número de auxiliares de educação. Um dos pontos em foco será o de não
permitir que os alunos menores possam sair do recinto escolar no seu horário de
aulas (nomeadamente nos intervalos), excetuando a hora de almoço com a devida
aprovação dos pais. O controlo rigoroso quer das entradas, quer das saídas do
recinto será outra prioridade da Secretaria.
A
Secretaria tratará de aprofundar o Currículo Regional com as seguintes
novidades: uma disciplina que aborda os Assuntos do Mar, dividida nos três
primeiros ciclos de ensino. Esta disciplina será organizada com a colaboração
dos clubes náuticos ou navais oficialmente reconhecidos. Outra novidade será a
de envolver as edilidades na programação de atividades no âmbito da área
curricular de Cidadania, com o objetivo de enraizar a cultura local nos alunos e
fazê-los participar civicamente na vida do concelho. Por fim, com a finalidade
de combater a obesidade infantil e promover uma alimentação saudável, a
Secretaria fomentará aulas de culinária aos alunos de todos os ciclos de
ensino.
(continua
no próximo artigo)
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