Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

sábado, agosto 27, 2005

A treta do costume

“Fala-se em Portugal na época dos incêndios com a mesma normalidade com que se fala das férias, do Natal ou dos saldos.” Subscrevo a citação acima transcrita do jornalista Thomas Fisher da cadeia ZDF. Depois de ter voltado das suas merecidas férias, o primeiro-ministro, em nome do governo, promete a limpeza coerciva das florestas. O ministro da Agricultura promete isenções fiscais para os proprietários que limpem as matas. O ministro da Administração Interna promete meios aéreos para combater fogos em 2006. O Conselho de Ministros aprova uma resolução que dispensa os funcionários públicos que sejam bombeiros voluntários para dar um maior apoio no combate aos incêndios – um pequeno detalhe: estamos a chegar ao fim do mês de Agosto e, em consequência, as temperaturas descem consideravelmente, diminuindo assim o risco de grandes fogos. Isto não soa a novo, nem sequer é encarado como uma mensagem de esperança, soa a déjà vu. Há três anos que os portugueses ouvem uma conversa parecida.
Este conjunto de promessas não anima as pessoas. Até há quem diga que, com as eleições e os primeiros ventos de Outono, as pessoas terão esquecido o flagelo que destrói o nosso património florestal. Como disse o ex-ministro da Agricultura, Costa Neves, sobre o assunto: “Os problemas estão identificados e as soluções pensadas. Falta executá-las.” Esta citação pode servir de máxima para o panorama político português e ser aplicada noutras áreas de intervenção governativa.
Este é o verdadeiro problema do país e dos seus representantes. Ou por falta de coragem, ou por incompetência, ou então por causa de uma herança cultural de brandos costumes, acaba-se por não pôr em prática aquilo que se idealiza. Um exemplo: somos um país com uma legislação muito rica e extensa, no entanto, muitas das leis não são respeitadas ou aplicadas porque são impraticáveis! Funcionamos à base do “jeitinho” e da cunha.
José Sócrates foi eleito com uma maioria sólida. No princípio, do primeiro-ministro emanava uma aura que transmitia confiança aos portugueses, ele tinha a tal pose de estado: falava pouco mas era certeiro. Seis meses depois (só!), esta imagem desvaneceu-se. Todas as decisões são tomadas a reboque dos acontecimentos. E muitas delas são para que o povo aperte ainda mais o cinto. Prefere-se o engenheiro José Sócrates do que o primeiro-ministro José Sócrates.
Esta análise pode ser demasiada severa, mas a possibilidade de Mário Soares e Cavaco Silva se candidatarem a presidentes da república é uma prova inequívoca da falta de uma geração nova de bons políticos. Mas, mais grave ainda, é a prova que o sebastianismo ainda não morreu.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

I was just blog surfing and found you! If you are interested, go see my domestic airfare related site. It isnt anything special but you may still find something of interest.

10:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A Zabasearch Blog In The Works?
"A Web site that concerns privacy advocates because it makes it ultra easy for anyone to find anyone else's address and phone number is about to get even more controversial.
Great Blog! If you have time see my ##MLM## related site. enjoy! It pretty much covers ##MLM## related stuff.

10:51 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial