Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

sexta-feira, maio 19, 2006

A lavagem ao cérebro começou


Com o anúncio, com pompa, circunstância e uma carrada de jornalistas subservientes, dos convocados para participar no Mundial de futebol, o país entrou oficialmente em época de lavagem ao cérebro nacional.

Ninguém se esqueceu do Euro 2004 e da “euroforia” que mostrou ao mundo um Portugal orgulhosamente estúpido, mas psicologicamente decadente. Como este campeonato decorre na Alemanha, o efeito da loucura colectiva será menor, mas a Comunicação Social, com um bombardeamento em massa de informações, de entrevistas a atletas que, por obrigações sindicais (?) devem usar a palavra “logicamente” nos seus discursos, de comentários dos opinion makers, de reportagens exclusivas sobre as casas de banho dos “nossos” jogadores, fará com que a lavagem ao cérebro resulte em pleno, tal como há dois anos atrás. Mas quem é que tem proveito com esta estratégia?

As audiências televisivas, as vendas de jornais e revistas são motivos a terem em conta no mundo mediático. Mas os jogadores também ganham em contratos publicitários, bem como a valorização dos seus passes e possíveis contratações milionários, caso tenham uma boa exibição em termos de campeonato. O Governo português agradece, pois ninguém ficará interessado em discutir política. Mas o factor predominante pode ser interpretado pelo facto de os portugueses sentirem na pele a crise que se vai prolongando por quase meia década. Uma forma de escapar a este destino trágico é na união em torno de algo simbolicamente consensual: uma equipa de futebol que representa o país. À falta de guerra, pintamos a cara com as cores da nossa “tribo” e criamos hostilidades para com as outras tribos estrangeiras.

Nada há a fazer: é esperar pelo fim e talvez se possa ter sossego para um outro verão quente. Cá por mim, depois de tanto alarido e de saber o quanto ganham este jogadores, só posso achar que esta selecção tem obrigação de ultrapassar a primeira fase em primeiro lugar do grupo e de chegar aos quartos-de-final.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

1:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

3:05 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial