Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

segunda-feira, maio 01, 2006

Homenagem a Jean-François Revel


Na noite de sábado 29 de Abril, em Paris, faleceu Jean-François Revel, um dos filósofos mais conceituados e respeitados da Academia Francesa. Antigo director do semanário francês Express e colaborador permanente do Le Point, Revel ficará na memória como um dos primeiros intelectuais a ter denunciado o marxismo e o totalitarismo soviético.

Revel nasceu em 1924 na cidade de Marselha. Formado pela École Normale Supérieure, foi membro da Resistência francesa durante a ocupação Nazi. Iniciou a sua carreira literária em 1957. Tendo vivido em vários países, nomeadamente latinos – Portugal incluído –, cedo notou que o comunismo e o desejo utópico de colocar as pessoas em pé de igualdade não trariam nada de bom para as populações. Defendeu que qualquer tipo de totalitarismo só vive da mentira e a democracia só pode sobreviver graças à verdade. Não querendo apoiar um outro tipo de totalitarismo, foi, no entanto, homem de Esquerda até os anos 70. Com o tempo, demarcou-se da Esquerda ao publicar o seu primeiro ensaio Ni Marx, ni Jésus. Posteriormente, defende uma postura mais liberal da sociedade. Em 2002, publica A Obsessão Antiamericana. Como o título indicia, desfaz todos os argumentos que se opõem ao estilo de democracia americana e critica veementemente uma certa hipocrisia europeia, representada por algumas facções políticas e intelectuais, que assimila a cultura americana mas que a encara, ao mesmo tempo, como uma espécie de arqui-inimiga. Do mesmo modo, relembra que o facto de os Estados Unidos se terem tornados uma super potência foi uma consequência e não a causa dos males que os próprios europeus se infringiram a si mesmos. Por ser francês, num país de mentalidade altamente socialista, foi bastante criticado. O fim do regime soviético e, consequentemente, da “experiência” comunista, em 1989, dar-lhe-ia razão quanto aos apelos que fizera no passado em relação a este novo tipo de totalitarismo. Alguns países democráticos do ocidente europeu viam com respeito o regime soviético. Revel fora dos primeiros a condenar um regime que castigava a população quando as experiências colectivistas corriam mal. Para ele, o destino de cada indivíduo depende da exactidão ou da falsidade da informação de que dispõe e da forma como a utiliza.

Ainda neste prisma. Segundo Revel, os actuais partidos socialistas dos países democráticos europeus estão a enveredar pela chamada “Terceira Via”. Esta nova ideologia representa, resumidamente, uma Esquerda liberal, mas que não se quer assumir de Direita. Iniciado, oficialmente, com Tony Blair em Inglaterra, António Guterres ficou seduzido mas não concretizou. José Sócrates, fazendo jus à sua educação social-democrata, é um dos expoentes máximos desta nova cultura liberal. Porém, como seria de esperar, não a assume e os próprios socialistas ainda estão para perceber que tipo de socialista os dirige.

Como filósofo, não podia deixar de ter máximas incisivas sobre a sua visão do mundo. Sobre o espírito revolucionário que ele localiza não nos países de Europa ou pobres, mas sim onde existe liberdade de expressão e profusão de ideias (a saber os Estados Unidos) ele diz: “a violência não é a revolução e historicamente serviu mais para a reprimir e oprimir do que para a libertar”. Portugal pode servir de exemplo para esta sentença.

No momento em que muitos intelectuais afirmam que as relações transatlânticas são o “eixo do mundo livre” e que a União Europeia não deve ser encarada como uma alternativa aos Estados Unidos, os dois lados perderam um homem que há muito tivera esta visão.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial