Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

domingo, julho 15, 2007

Cansado da SATA


Para que os Açores tenham uma boa afluência turística, quer por parte de estrangeiros, quer por parte dos portugueses continentais, é preciso uma promoção forte, adequada aos nichos de mercado pretendidos e com base no potencial de casa ilha ou grupo de ilha.



Dito isto – o que acaba por ser uma redundância, visto ser tão óbvio –, foi com alguma perplexidade que vi no noticiário da RTP-Açores uma reportagem na qual se alega que a SATA disponibiliza uma promoção especial para os americanos da base militar da Terceira. Esta promoção consiste na venda de passagens aéreas a um de preço de oitenta euros mais taxas, da Terceira para qualquer ilha do arquipélago. Qualquer solução proposta pela SATA para captar turistas e desenvolver o turismo nos Açores é bem-vinda. Contudo, neste caso, tendo em conta a forma como a reportagem foi efectuada, aquilo mais parecia um caso de polícia, pois esta promoção está nos segredos dos deuses o que levou o jornalista fazer-se passar por americano junto dos operadores da companhia aérea para confirmar a veracidade deste facto. A primeira dúvida incide sobre o porquê de tanto secretismo. Haverá algum receio em publicitar esta promoção? Se há, por que razão? Mesmo que a SATA alegue que esta operação é experimental daí a sua não divulgação, por que razão as agências de viagens não tinham conhecimento e nem participam quando se sabe que estas também propõem campanhas especiais, mas com preços menos competitivos, no mesmo objectivo de atrair turistas americanos. Não estaremos nós a assistir a uma espécie de concorrência desleal quando, na verdade, a companhia aérea açoriana é de interesse e obrigações públicas?



A principal razão da existência da SATA é para servir os açorianos. Mas o que se vê não é bem assim. As ilhas mais pequenas têm-se queixado da insuficiência de ligações aéreas. Um dos motivos é por haver falta de aviões. Porém, a SATA opera entre o Funchal e Porto Santo recebendo indemnizações bem chorudas por parte do Governo da República. Agora, percebe-se a razão de haver poucos voos. O líder do PSD Açores, Costa Neves, propôs a instituição de uma tarifa especial nas viagens para os emigrantes que vivem nos Estados Unidos e no Canadá. Para além de aproximar famílias açorianas separadas pelo American Dream, estes emigrantes são muito rentáveis a nível económico. Quando Carlos César esteve junto das comunidades açorianas em Junho, acompanhando o Presidente da República, teve o descaramento de fazer a mesma proposta como se fosse o primeiro a descobrir a pólvora. Os jornalistas foram todos atrás, esquecendo-se que esta proposta já tinha direitos de autor. De regresso aos Açores, afinal o presidente da SATA, António Cansado, disse que não era possível. O Presidente do governo, apesar de chefiar o maior accionista do grupo, anuiu e o assunto morreu aí mesmo. Para isto, duas considerações. Primeiro, é injusto falar de uma oposição frouxa e de um líder de oposição que não cativa quando temos jornalistas que não sabem fazer devidamente o seu trabalho. Segundo, este é um exemplo de demagogia pura. Junto dos emigrantes, diz-se coisas bonitas e as pessoas batem palmas porque ainda acreditam nas palavras dos governantes; de volta à terra, afinal não é bem assim.



Os governantes têm de ter consciência de que as pessoas andam informadas e não são tão ignaras quanto imaginam. Estas situações descritas fazem pairar no ar uma sensação de engano e de injustiça. Existe pouca clareza nas políticas de transporte, sejam elas aéreas ou marítimas. Alias, não é só o governo regional que demonstra pouca transparência neste assunto, os próprios deputados do PS, nomeadamente os da Terceira, são sempre relutantes quando aparecem iniciativas com o intuito de trazer mais aviões para a ilha. Vá-se lá saber porquê. Eles, melhor do que ninguém, saberão explicar aos seus conterrâneos por que razão, neste e noutros assuntos, a ilha que representam e pela qual foram eleitos não está no cimo das suas prioridades.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial