Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

segunda-feira, outubro 08, 2007

César candidato a líder dos "PSD Açores"

Na vida, não há probabilidade mais alta do que aquela que consiste em acertar no sexo de um bebé que ainda se encontre na barriga da mãe: ou será rapaz, ou rapariga. Quando se perspectiva o desempenho de um político o mesmo acontece: ou terá um bom desempenho, ou terá um mau desempenho.

Dito isto, os comentadores políticos de renome têm sido bastante negativos e pessimistas em relação ao destino do PSD, liderado por Luís Filipe Menezes. Por isso, têm 50% de hipóteses considerando o prognóstico efectuado. E não deve haver melhor consolo do que dizer no futuro: “Eu não vos disse!”; tal pena as probabilidades de acertar no euromilhões não serem as mesmas. No entretanto, as pessoas já quase esqueceram a pouca vergonha que foi o processo eleitoral do partido e divertem-se agora com a operação vingança dos novos pretendentes ao trono laranja contra aqueles que sempre contestaram Luís Filipe Menezes. Sem dúvida que o novo presidente vai mexer com a actual resignação do partido e do país e sem dúvida que o governo tem razões para se preocupar. O único receio é do PSD fazer oposição à esquerda do PS, irmanando-se com o Partido Comunista e o Bloco de Esquerda. Se o fizer, para além dos barões perderá também a sua essência ideológica e consequente razão de existir.

Com as alterações que o partido vai sofrer, muito se fala da vontade em mudar a actual liderança do PSD Açores. Carlos Costa Neves poderá não ter o apoio de Menezes na sua recandidatura em detrimento de outro candidato. Se a posição do PSD nacional não tem grande relevância nos desígnios regionais, não é menos verdade que detém um poder de influência que condicionará o voto dos militantes açorianos. As semelhanças entre o que se passa com o PSD a nível nacional e regional são, por vezes, gritantes. Nas últimas eleições de 2005, Costa Neves e Natalino Viveiros foram os candidatos à presidência do PSD Açores. Em Novembro deste ano, adivinha-se o mesmo embate. Com Marques Mendes e Menezes, o mesmo acontecera. Talvez Natalino Viveiros acredite que os ventos de mudança que se deram no continente cheguem até às ilhas.

Esta semana, porém, um novo candidato não oficial apareceu sem que ninguém se apercebesse. Carlos César foi à Madeira fazer as pazes com Alberto João Jardim e participar na reunião das Regiões Ultraperiféricas (RUP). O encontro entre os dois foi tão mediático que os resultados da reunião das RUP passaram completamente ao lado. Não se sabe se por cortesia ou por contaminação mas Carlos César teceu duras críticas ao governo central, fortalecendo assim o suposto “namoro antigo” com o presidente da Madeira. Apesar de dias depois ter voltado atrás na palavra, afirmando que fora mal interpretado, o mal está feito e os dois arquipélagos estão doravante unidos para a vida na alegria e na tristeza. De regresso aos Açores, o presidente açoriano nomeou Álvaro Dâmaso para presidente da Agência para o Investimento dos Açores. Não estando em causa as capacidades de Álvaro Dâmaso no desempenho dessa nova função, estes dois acontecimentos ocorridos na mesma semana mostram uma estranha aproximação de César com altos membros do PSD. De facto, para assegurar uma reeleição, como não existe oposição interna no PS, nada melhor do que cortejar os adversários.

Esta estratégia política poderá minar de vez a ambição do PSD Açores em chegar ao poder em 2008. Quando as nomeações políticas chegam e sobram para colocar quase toda a gente ao serviço do governo, ninguém se atreve nem se dá ao trabalho de querer alterar as coisas. Por vezes, dormir com o inimigo é a melhor solução para o impedir de fazer mal.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Reitor da universidade dos Açores leva abada em http://acores-pretonobranco.blogspot.com/

12:38 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

PSD Açores não sabe o que quer... em http://acores-pretonobranco.blogspot.com/

12:39 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial