Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

segunda-feira, dezembro 29, 2008

In Memoriam


Samuel P. Huntington

1927-2008


Uma coincidência extraordinária para mim, pois estava mesmo a redigir um trabalho sobre a sua obra Choque de Civilizações.


Mais do que um mestre, um visionário, mesmo para muitos que duvidam dessa tese.
(Sim, concordo com ele; sim, existe um choque entre civilizações, do qual se destaca a ruptura entre o Ocidente e o Médio Oriente).
Deixo aqui um muito pequeno excerto da minha análise:
"Com base na história das civilizações, passando por todas as os seus ciclos, a saber o crescimento, o apogeu, a expansão e o declínio, Huntington faz um apelo ao Ocidente, nomeadamente aos Estados Unidos e a Europa, para não abandonar aos seus valores morais em nome de uma pluricultura “laica” que ganha cada vez mais força. Segundo a sua perspectiva, os povos americanos e europeus, unidos, podem resistir à decadência interna e às ameaças externas. Seria uma forma de compensar a redução da sua influência no mundo (em termos económicos, demográficos e até militares). Para finalizar esse apelo, Huntington defende que “a responsabilidade dos dirigentes do ocidente não é de transformar nem de modelar as outras civilizações à sua imagem, mas tem o dever de preservar e renovar a sua essência enquanto civilização ocidental."

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial