Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

sábado, janeiro 24, 2009

Paraíso Perdido II

Somos todos afro-americanos

A ascensão de Barack Obama ao cargo de novo presidente dos Estados Unidos não é só um momento único para a História, como também constitui um aviso sério aos ditadores e políticos incompetentes que abundam por esse mundo fora. Sim, é possível superar as adversidades da vida quando se é preto numa nação de brancos; sim, é possível criar esperança nas pessoas num momento particularmente difícil para todos; sim, é possível unir os povos para um mesmo ideal; e sim, é possível chegar ao topo pelo seu próprio mérito.

Por mais desajustadas que sejam as expectativas quanto ao próximo presidente americano, afinal ele não passa de um simples ser humano, vale a pena pensar que o sucesso de um político não depende só do seu carisma ou da sua fotogenia. O mais importante factor de sucesso, infelizmente menosprezado nos últimos anos, é o domínio intelectual de um político. Obama é, intelectualmente, brilhante e, num mundo cada vez mais corrompido pelos interesses pessoais, disfarçado por um discurso hipócrita sobre o mérito individual, saber que ainda é possível vencer graças ao próprio esforço e talento transmite ao mundo uma sensação de segurança e confiança necessárias num período tão conturbado.

Governo Regional vs. Ponta Delgada

Se há competição mais interessante nos Açores é aquela protagonizada pela Câmara de Ponta Delgada contra o adversário poderoso que é o Governo Regional. Se um aposta na dinamização cultural, o outro trata logo de fazer o mesmo com iniciativas que elevam a fasquia para um patamar nunca dantes visto. Se um aposta na construção de habitações, o outro trata de fazer estradas e rotundas sem fim à vista. Se um constrói um parque de estacionamento, o outro trata logo de fazer outro mesmo ao lado, numa tentativa de atiçar o adversário para uma guerra que parece interminável.

Não há dúvida de que a população de Ponta Delgada assiste a esta luta de titãs com um sorriso cúmplice no canto da boca, sempre ansiosa por assistir aos próximos desafios. Tudo isto não constituiria nenhum problema se esta região não tivesse nove ilhas, todas elas habitadas. Porém, isto não passa de um pormenor ou de uma dor de cotovelo. Como diz o povo: “E o resto é paisagem”.

Deputados-comentadores

Nos principais jornais da região, há um pequeno grupo de deputados, alguns deles futuras promessas dos respectivos partidos, que tem o privilégio de expor os seus pensamentos a uma arraia-miúda açoriana ansiosa por saber dos seus dizeres. Esses artigos de opinião representam o que de melhor se faz em termos de inovação intelectual. É vê-los a defender que os jovens devem ser activos numa sociedade global, que a actual crise deve obrigar os governos a reformular os critérios de transparência e fiscalização das instituições financeiras, que votar é importante para que a democracia se mantenha saudável, enfim toda uma gama de reflexões inéditas que só me faz pensar que devia existir um prémio para recompensar estes deputados. E que tal chamá-lo de Prémio La Palisse?

2 Comentários:

Blogger Tibério G Lopes disse...

Excelente Prémio. Subscrevo.

10:57 da manhã  
Blogger PedromcdPereira disse...

Sem dúvida!

1:01 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial