Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

domingo, fevereiro 01, 2009

Paraíso Perdido III

O precedente

Já o ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, o dera a entender: alargar a autonomia das regiões autónomas abriria um precedente perigoso para a Nação. Ainda mal recuperados da luta por causa do novo estatuto entre a Assembleia da República, com o compadrio do Governo da República, e o Presidente Cavaco Silva, eis que os neo-separatistas reivindicam, em alto e bom som, que se aplique integralmente a nova bíblia, hasteando doravante as bandeira azul e branca nos quartéis militares. A estes neo-separatistas só lhes falta agora andar com um “pin” da bandeira açoriana na lapela e cantar o hino açoriano todas as manhãs, de mão no peito. Mas esta nova moda regionalista não fica por aí. É vê-los igualmente na Assembleia Regional acusando a deputada do Bloco de Esquerda, Zuraida Soares, - com quem não tenho nenhuma afinidade, não fosse ela uma radical de Esquerda -, por ser “estrangeira”, de não possuir aquela sensibilidade que distingue a raça açoriana da portuguesa. Perante tamanha traição à pátria, o que se faz? Dá-se a independência aos Açores?

Os neo-separatistas bem sabem que, sozinha, a região não vai a lado nenhum. Mas se pedirem para ser anexada aos Estados Unidos, formando assim um novo estado, neste caso, têm todo o meu apoio. De facto, seria a primeira vez na longa história lusa em que alguns portugueses passariam de burro para cavalo.

2009: o ano das não-reformas

Desafio qualquer governo europeu, inclusive o nosso, para que encete reformas dos respectivos Estados. É vê-los a assobiar para o lado, distribuindo milhões aos nossos banqueiros e prometendo ajudar quem mais precisa. O problema é que, depois ter despejado tanto dinheiro nos bancos, quando há um ano atrás cada um destes apresentava lucros de vários milhões e atribuíam prémios de produtividade absolutamente obscenos aos seus gestores, ficou demonstrado que se eles precisam, então não há um cidadão que não precise de ajuda neste momento. Reformas que impliquem redução de pessoal na Função Pública? Nem pensar! Reformas que reduzam os direitos adquiridos? Esqueça.

Em 2009, esqueçam as reformas. Muito desemprego e conflitos dentro da sociedade que irão aumentar os níveis de insegurança e medo. Está tudo traçado para que regimes autocráticos se instalem no poder.

A minha veia talibã

Há anos atrás, o dia dos Amigos tinha um significado importante para os homens açorianos. A comemoração desse dia implicava rituais típicos de quem representa o bom chefe de família. Com os anos, as atenções viraram-se para a semana seguinte, isto é, o dia das Amigas. A tão proclamada igualdade de oportunidades entrou no léxico e as mulheres trataram de recuperar o tempo perdido. Na verdade, o melhor do dia das Amigas é o dia seguinte, quando vem à baila os escândalos da noite anterior com notícias sobre comportamentos um tanto ou quanto escandalosos de certas padroeiras tidas como donas de casa exemplares.

Se alguns homens decidiram boicotar o dia dos Amigos para se “solidarizarem” com o das amigas, outros põem as mãos à cabeça, pedindo auxílio divino para que o mundo volte ao que era dantes. Por mim, nesse dia, convidava alguns agentes da muttawa (polícia religiosa da Arábia Saudita) para que controlassem os impulsos carnais das nossas senhoras.

Se D. José Policarpo disse que, ao casar com um muçulmano, uma mulher metia-se num “monte de sarilhos”, subentendeu talvez que, para um muçulmano, casar com uma mulher dá-lhe um monte de vantagens.

1 Comentários:

Blogger Rogério Paulo Pereira disse...

Caro Paulo Noval,
A entrar por tantos tabus nestes post's, ainda por cima com o título "Paraíso Perdido", ainda lhe põem a cabeça a prémio.
Parabéns e obrigado pela escrita. Começa a ser raro conseguir-se bons textos para ler, em forma e conteúdo.

11:02 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial