Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

quinta-feira, maio 17, 2012

Douce France

Não posso com a cara de François Hollande, mas que ele está a ser uma lufada de ar fresco, disso não há dúvidas.

É a prova de que a alternância política é fundamental em democracia. Prolongar o poder por demasiado tempo é perigoso e torna-se prejudicial.

Na Alemanha, sente-se que o mesmo irá acontecer. Ainda para mais quando se sabe que quando há cinco anos atrás, na tomada de posse do então novo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, era chanceler da Alemanha Angela Merkel,  percebe-se o desgaste que ela traz consigo e até o fastio dos alemães em relação a ela.

As primeiras decisões que o novo Governo está a tomar são mais simbólicas do que outra coisa, mas são muito importantes: reforçam o capital de credibilidade dos políticos e o seu espírito de sacrifício. Ainda bem.

O combate ideológico entre alemães e franceses afigura-se promissor e rico em discussões de interesse.

Obviamente, o discurso contra austeridade é bem mais apelativo e galvanizador. Perante as taxas crescentes de desemprego por toda a Europa, faz sentido querer experimentar outra receita contra a crise.

Talvez Portugal ganhe com isso.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial