Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

segunda-feira, dezembro 04, 2006

O Ocidente e o sentimento de culpa

Pedir desculpas por actos do passado pode constituir um acto de má fé e não de arrependimento. Quando Tony Blair pede desculpas pelo facto de a Inglaterra ter praticado a escravatura, ele revela um acto de cobardia e uma vontade hipócrita em ser bem visto pelas minorias. A escravatura é horrível, condenável. Isto nunca será posto em causa. Porém, fez parte de todas as civilizações, não envolvendo obrigatoriamente superioridade entre raças ou etnias. Desde os egípcios, aos gregos, dos muçulmanos aos romanos, a escravatura só foi abolida quando o Homem percebeu que o outro ser subordinado era igual a ele. Infelizmente, foi tarde.

Do que o primeiro-ministro inglês se deveria realmente preocupar é da escravatura do século XXI. Este seria mesmo um acto honesto de penitência em relação ao passado. O tráfico de seres humanos para fins sexuais ou de laborais é uma realidade inquestionável, mas horrenda e vergonhosa para os dias de hoje.

Daqui cem anos, não faltarão Tony Blairs a denunciar e pedir desculpas pelos “pecados” de agora.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial