Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

segunda-feira, janeiro 15, 2007

O que se ouve por aqui


Scenes from a memory, dos Dream Theater é provavelmente o melhor disco de rock progressivo imaginado em finais do século XX (1999). É um álbum conceptual, o que significa que contém uma história que se vai desenvolvendo ao longo das músicas, fazendo com que elas sejam interligadas. Para além da história, muito interessante, a parte musical é absolutamente extraordinária. Todas as músicas giram à volta de uma melodia que aos poucos se vai desvendando à medida que se ouve o álbum. Consoante a sequência da suposta acção, a música, tal como num filme, adequa-se aos momentos mais fortes, violentos ou até românticos que giram à volta das personagens.

A introdução começa com a voz de um hipnoterapeuta que tenta, pelo método da hipnoterapia, voltar ao passado do seu paciente, Nicolas, para tentar perceber um passado enigmático e trágico. Durante os temas, de grande execução técnica e vocal, percebe-se todas as referências às grandes bandas rock como Pink Floyd ou Queen. O recurso a um coro de Gospell dá ainda mais aquela sensação angélica e constitui um marco que no concerto dado em Nova Iorque por ocasião da gravação do DVD, subsequente ao disco, prova a capacidade criativa dos elementos da banda.

De todos os temas excelentes que constituem o álbum, destaco "The spirit carries on" pela música que passeia entre o blues e a guitarra de David Gilmor (Pink Floyd), mas sobretudo pela letra simples e inspiradora:
"If i die tomorrow/
I´ll be alright
Because i believe
That after we're gone
Spirit carries on"


O que é interessante é que a banda estava a passar um mau bocado com a editora e interrogava-se sobre a sua continuação. Apostaram tudo neste álbum o que lhes valeu um sucesso comercial incrível e deram um salto na fama como banda rock (claro que estamos a falar de um grupo restrito de admiradores deste género musical, mas que perfazem milhões pelo mundo fora).

Numa entrevista dada a uma revista de música, Mike Portnoy, baterista, já dizia que nunca conseguiriam fazer melhor do "Scenes from a memory". Esta afirmação, que poderia ser somente Marketing, é uma verdade, pois até agora os posteriores trabalhos são bons mas não chegam à excelência.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial