Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

domingo, março 01, 2009

Paraíso Perdido VII

O trauma Magalhães

As crianças portuguesas andam angustiadas. A demora na chegada do computador Magalhães às escolas faz com que os nossos petizes andem ansiosos, provocando preocupação nos professores e revolta nos pais. Este triste episódio é um dos sinais dos tempos modernos que Portugal vive com grande intensidade. Nunca ninguém falou dos traumas que as crianças podem ter pelo facto de conviver com um dos colegas de turma que veste as melhores roupas e que tem os melhores brinquedos. Fala-se muito pouco das crianças que têm um amigo cujo pai é polícia ou bombeiro enquanto que o seu é um alcoólico que bate na mãe, mas que até é porreiro quando não bebe. O famigerado computador Magalhães é, afinal, o único responsável pelos traumas das nossas crianças e pelo consequente insucesso escolar. Maldito Magalhães, maldito Sócrates que causam tanto sofrimento à juventude portuguesa.

Na verdade, o melhor do Magalhães seria se as crianças o pudessem desmontar para aprender como funciona um computador. Mas isso é para os outros países que praticam a exploração infantil Por cá, daqui uns anos, a escola criará uma nova disciplina cujo objectivo é ensinar as crianças a folhear um livro e a circular pela biblioteca.

Os cordeirinhos do PS

No fim-de-semana dedicado ao Congresso do PS, algumas vozes internas do partido, outrora bem críticas, calaram-se. Se dantes, pareciam vozes incómodas, agora, pelo contrário, fazem um balanço altamente positivo da actuação do governo e do Secretário-geral, José Sócrates. Estranho? Não. No partido Socialista, o Natal começou este fim-de-semana e a distribuição de prendas varia conforme a adulação de cada militante socialista face ao seu dirigente. Os mais rebeldes sujeitam-se a ir para casa no Domingo de mãos a abanar. Os mais zelosos do partido sairão do congresso com a promessa de um lugar nas cobiçadas listas para as próximas eleições.

Verdade seja dita, esta tradição democrática não é um exclusivo dos socialistas. Qualquer partido que esteja no poder sujeita-se a este tipo de funcionalismo interno. Ao contrário das outras profissões, na política, a promoção do mérito acaba por adquirir um novo significado.

Um Paquistão cada vez mais perigoso

O Paquistão aceitou a imposição da lei islâmica (sharia), nalgumas zonas controladas pelos talibãs, no noroeste do país. Segundo fontes do governo paquistanês, esta terá sido a única solução encontrada para conseguir pacificar a zona depois de inúmeros confrontos entre as forças governamentais e os combatentes islâmicos, que já causaram um milhar de vítimas.

Com a nova lei islâmica em vigor, uma das primeiras medidas foi a de destruir todas as escolas com raparigas, pois a educação feminina é proibida, segundo as leis da Sharia. No meio desta notícia preocupante que prova que os talibãs estão a expandir o seu regime anti-civilizacional, é importante saber que, desde o Verão de 2008, George Bush autorizou que forças das operações especiais americanas actuassem clandestinamente no Paquistão contra a al-Qaeda, pois já não é possível confiar no governo paquistanês.
Barack Obama, que sempre deu particular atenção ao problema do Paquistão, tem continuado com essa política de ataques militares, mesmo contra o protesto de políticos e militares paquistaneses.

Dito isto, bem queríamos nós que o problema de todas as crianças do mundo fosse a falta do computador Magalhães.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial