Complot

Este blogue nada tem de original. Fala de assuntos diversos como a política nacional ou internacional. Levanta questões sobre a sociedade moderna. No entanto, pelo seu título - Complot -, algo está submerso, mensagens codificadas que se encontram no meio de inocentes textos. Eis o desafio do século: descobri-las...

A minha foto
Nome:
Localização: Praia da Vitória, Terceira, Portugal

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Houve mesmo um Holocausto?


Esta semana, na Áustria, David Irving, um pseudo-historiador, foi condenado a três anos de prisão por ter negado o Holocausto, alegando, entre outras coisas, que os judeus que se encontravam nos campos de concentração tinham perecido de “morte natural”. O embaixador do Irão em Portugal põe em causa a veracidade dos números relativamente aos judeus que foram mortos pelos nazis e o seu Presidente alega que Israel deveria ser riscado do mapa. Depois dos anos 80, em que Jean-Marie Le Pen, político da extrema-direita francesa, disse que o extermínio dos judeus era um mero detalhe da Segunda Guerra Mundial, eis que o revisionismo ou “negacionismo” entra novamente na sua fase cíclica. A verdadeira questão não deveria ser essa – a extensa documentação escrita, radiofónica, testemunhal e cinematográfica fala por si –, mas sim porque é que se fala pouco dos 18 milhões de deportados e do genocídio de mais de 2 milhões de russos na antiga União Soviética para/nos “Gulag” ou dos 70 milhões de chineses mortos por Mão Tsé-tung?

O século XX foi rico em tiranos, regimes ditatoriais e, consequentemente, em milhões de mortes, em nome de ideologias egoístas e absurdas. A malvadez poderia ser medida tendo por base a imaginação que o Homem usa para provocar o sofrimento de outro. O resultado é desconcertante e horrível. As provas relativamente às barbaridades do regime nazi estão ao alcance de todos. Felizmente, há provas, como houve julgamentos. Numa sociedade livre e democrática, pode-se duvidar, debater abertamente questões porventura polémicas. Mas, para sustentar opiniões, são precisos argumentos. O problema da Áustria foi o de ter dado importância a um indivíduo que não a merece. Relativamente aos dirigentes do Irão, é preciso fomentar o que João Pereira Coutinho chama de “crítica civilizada”. Ensinar-lhes um pouco de História, destruindo assim os argumentos ridículos desses “negacionistas”.

Porém, em relação à antiga União Soviética e à China, existe uma espécie de silêncio sobre as atrocidades cometidas pelos seus governantes na mesma altura. Na verdade, para interpretar a razão deste silêncio, a documentação, de todo o género, que relata o que aconteceu nestes dois países é escassa e o seu acesso, na época, era limitado. Mas a outra razão incide no exercício de redenção que os países europeus fizeram acerca do extermínio dos judeus. O mea culpa dos alemães e austríacos surtiu efeito. O extenso número de filmes, de cariz histórico ou ficcional, permitiu, depois, a demonização de Hitler e a elevação dos judeus. Quer na China, quer na ex-URSS nada disto existe. Os próprios familiares das vítimas chinesas ou russas nem se atrevem a questionar os governantes sobre o paradeiro dos entes desaparecidos.

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Actualmente, os historiadores têm tido acesso à documentação outrora escondida e proibida. Dois livros, que desfazem toda a complacência que impera para com os dois regimes autoritários, devem ser citados: Gulag, uma história, de Anne Applebaum e Mao, a história desconhecida, de Jung Chang e Jon Halliday. Não são textos fictícios; representam um trabalho apurado a partir do estudo de documentos e de entrevistas a pessoas envolvidas. Apesar de as coisas se tornarem mais claras, para muita gente, os crimes de Estaline ou de Mão não inspiram a mesma reacção que os de Hitler. Parafraseando a vencedora do prémio Pulitzer 2004, Anne Applebaum: “enquanto o símbolo de um assassínio em massa nos enche de horror, o símbolo de outro assassínio em massa faz-nos rir.”

Os horrores cometidos pelos Homens devem ser denunciados e não serem silenciados. Mesmo assim, nada garante que não volte a acontecer, mas pelo menos inibe as mentes perversas cujas intenções são parecidas, avisando-as que, mais cedo ou mais tarde, os crimes serão punidos.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Judeu é pra ser exterminado mesmo!!!
só fazem atrasr a evolução do mundo, e escravizar as perssoas....
o que acham das crianças palestinas????
que morrem de fome, e de doenças por cusa do maldito estado de Israel terrorista, e ladrão de terras!!!
pior do que judeu, só nazista!!
ou seja, duas prags!!!!

12:00 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial